Sistemas integrados de produção são abordados em Dia de Campo em Nova Andradina

01/07/2016 10:20:44

A Integração Lavoura-Pecuária-Floresta é uma opção para o produtor rural que tenha interesse em diversificar sua produção. Para oferecer mais informações sobre essa temática, foi realizado Dia de Campo ILPF terça-feira (28/06), em Nova Andradina, no Sindicato Rural do município. O evento, cuja programação teve início às 8h, levou palestras e debates com exemplos práticos dos resultados obtidos por meio deste sistema.

Na ocasião, o presidente da Fundação MS, Luis Alberto Moraes Novaes, falou sobre os desafios na implantação de sistemas integrados de produção. “Uma das alternativas para driblar os riscos próprios das atividades no campo é a diversificação da produção. A Fundação MS realiza um trabalho constante nesse sentido, e os resultados mostram que a integração pode trazer ganhos produtivos”, ressalta.

Novaes destaca que a técnica tem sucesso comprovado, tanto em termos de eficiência e diversificação, quanto em sustentabilidade. Ele também enfatizou a importância desse sistema para a rotação de culturas e, ainda, como opção para a pecuária e a recuperação de solos arenosos, por exemplo.

Houve também palestras sobre a evolução, impactos e desafios na Integração Lavoura-Pecuária-Floresta e viabilização de pastagens de qualidade por meio do consórcio milho-braquiária. Os participantes tiveram acesso, ainda, ao exemplo da Fazenda Estâncias das Palmeiras, que utilizou a tecnologia ILPF em sua propriedade.

O Dia de Campo ILPF em Nova Andradina foi realizado pela Cocamar – Cooperativa Agroindustrial, em parceria com a Fundação MS, Embrapa Gado de Corte e Sindicato Rural de Nova Andradina.

Fonte: Jornal Agora MS Online/MS


Siga a Arysta