Safrinha mostra plantio na reta final nos 4 maiores estados produtores e clima favorável às lavouras

07/03/2016 9:52:10

O plantio do Milho da Safrinha avançou forte e mesmo com chuvas em grandes volumes sobre o Norte do Paraná e parte do Mato Grosso do Sul, os produtores seguiram o plantio para aproveitar as boas condições climáticas e ter a safra no período ideal.

No Mato Grosso o Imea apontou o plantio em pouco mais de 65,3% na primeira semana de março, frente aos 64,2% do mesmo período do ano passado e dos 41,8% da semana passada, com o Médio Norte do MT na frente com mais de 70,6% plantados e boas condições de clima.

No Mato Grosso do Sul o plantio também andou bem neste ano e já mostra que mais de 65% das lavouras estão plantadas. Em Goiás os produtores já têm cerca de 70% da safra plantada, mantendo o ritmo forte para fechar a safra nos próximos dias. No Paraná o plantio está acima dos 80%, e no Oeste os produtores já apontam para mais de 95% plantados e indo para o fechamento da maior parte das áreas de plantio.

Estando a safra dentro do período normal ou dentro da Janela boa para se ter alta produtividade, os produtores também plantaram mais de 50% das lavouras da safrinha em São Paulo e Minas Gerais, atrasando o Norte e Nordeste destas regiões. Há indefinições sobre o que vira de lavouras, com grande movimento de produtor em busca de sementes de sorgo porque a Soja está atrasada e a janela ideal para Milho irá se fechar e grande parte das áreas que tiveram Milho na segunda safra não conseguirão plantar até este começo de março. O Brasil deverá fechar algo levemente acima dos 10 milhões de hectares de Milho nesta segunda safra.

Fonte: Brandalizze


Siga a Arysta