A Secretaria de Comércio Exterior (SECEX) divulgou nesta semana os dados das exportações brasileiras de milho em novembro. Os números ficaram abaixo das expectativas: 3.519,9 mil toneladas no mês, frente às 5.028,2 mil toneladas de outubro. Isto se deve à queda no ritmo dos embarques, em sua grande maioria atrelados a contratos antigos, já que não têm surgido novos negócios.
No ano passado, em que tivemos a crise do abastecimento interno, a exportação de novembro somou apenas 959 mil toneladas, enquanto em 2015 tivemos o recorde histórico para o mês, de 4.757 mil toneladas.
No acumulado do ano de 2017, temos 25.251,6 mil toneladas até o momento. Para este mês de dezembro, estão previstas menos de 3 milhões de toneladas a serem exportadas, sem expectativas de novos negócios, indicando que fecharemos o ano com cerca de 28 milhões de toneladas embarcadas, frente às 32 milhões de toneladas projetadas inicialmente. Desta forma, teremos maior sobra de milho para o mercado interno, tranquilizando as indústrias de ração, que terão produto garantido para trabalhar no início do ano.
Fonte: Brandalizze