Milho: CONAB inicia venda de estoques via balcão

27/03/2018 12:19:07

A Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB) deve iniciar, a partir de abril, a venda de estoques de milho via balcão aos pequenos consumidores, promovendo calmaria nos indicativos. Os grandes consumidores, por sua vez, estão parados com as compras, à espera do importado, que chega nas próximas semanas, e olhando também para as lavouras da safrinha, que estão em excelentes condições de desenvolvimento e chuvas regulares, prometendo assim uma grande colheita.

Os dados divulgados pela Secretaria de Comércio Exterior (Secex) na última segunda-feira (19) mostram as exportações perdendo ritmo, com o acumulado do mês, até 16 de março, de 553 mil toneladas, e média diária de 46,1 mil toneladas. Em fevereiro, foram exportadas 1.254,4 mil toneladas, com média de 69,7 mil toneladas por dia. O mês de março historicamente apresenta queda; em 2017 foram apenas 243 mil toneladas, mostrando um 2018 já muito superior. Alguns volumes ainda devem ser embarcados nos próximos dias, mas as vendas futuras, com embarque no segundo semestre, estão bastante fracas.

Se a grande safrinha se confirmar, com números acima de 60 milhões de toneladas, os produtores esperam que as cotações se mantenham altas no primeiro semestre e menores no segundo, com uma possível sobra de milho no final do ano, já que os negócios para entrega futura são sempre realizados no primeiro semestre.

Fonte: Brandalizze


Siga a Arysta