Mapa lança Programa de Defesa Agropecuária em Fronteiras

27/11/2015 10:40:34

A ministra da Agricultura, Kátia Abreu, lançou na terça-feira, 23 de novembro, o Programa de Vigilância em Defesa Agropecuária na Faixa de Fronteira, que prevê R$ 125 milhões em cinco anos para o fortalecimento de ações sanitárias e fitossanitárias nos 15,7 mil quilômetros de fronteira brasileira. Do montante previsto, R$ 35,2 milhões serão investidos no primeiro ano e o restante entre o segundo e o quinto ano de execução do programa.

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) também lançou a Força Nacional do Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária (FNSUASA) e processo eletrônico de exportação Canal Azul. As três iniciativas fazem parte do Plano de Defesa Agropecuária 2015-2020 (PDA) apresentado pelo Mapa em maio.

O Programa está estruturado em quatro componentes:

  1. - Fortalecimento institucional;
  2. - Comunicação e educação continuada;
  3. - Sistema de gestão territorial aplicado à faixa de fronteira;
  4. - Informação e inteligência.

O programa vai implementar um sistema de gestão territorial com participação também do setor privado e do Sistema Brasileiro de Inteligência (Sisbin). A finalidade é integrar toda a cadeia produtiva no suporte à gestão do risco sanitário, fitossanitário e de saúde pública associada ao ingresso de mercadorias de interesse agropecuário.

 

Fonte: BeefPoint


Siga a Arysta