Colheita do Milho da primeira safra segue com atraso e poderá atrasar ainda mais porque a Soja está chegando

10/02/2017 17:56:13

A safra de verão do Milho brasileiro está chegando com atraso. Isso porque as chuvas, quase que diárias, estão dificultando a entrada das máquinas nos campos para colheita do produto. O que se nota são poucos produtores que tinham contratos para entregar no final de janeiro e primeira semana de fevereiro, colhendo o grão com alta umidade. Já a maior parte vem colhendo lento e, desta forma, mostrando atrasos.

A Emater do Rio Grande do Sul indica apenas 25% da safra colhida frente aos 30% do ano passado. Nos demais estados a colheita também segue lenta e com atraso, porém a produção e produtividade estão sendo maiores que as ocorridas no ano anterior. Com mais Milho plantado e melhores condições de clima, segue o alto potencial de colheita, podendo superar as projeções oficiais.

O fato é que as lavouras estão boas e caminham para níveis altos de produtividade. Seguimos vendo potencial de colheita de 30 milhões de toneladas nesta primeira safra, mas a entrada será lenta. De agora em diante irão chegar à colheita muitas lavouras de Soja no Sul e Sudeste e com isso os produtores acabam deixando o Milho para depois e colhem primeiro a Soja, pois existem riscos maiores de perdas. Algumas regiões também estão chegando à colheita de Feijão, que também tem a preferência. Assim o Milho vai sendo postergado e desta forma a expectativa que era de grandes volumes chegando em fevereiro, poderá ficar para março.

Fonte: Brandalizze


Siga a Arysta