Colheita da safra de Verão de Milho na Reta Final

29/04/2016 9:25:57

A colheita da safra de verão avançou pouco, mas já esta na reta final, com mais de 97% das lavouras do Paraná colhidas, enquanto no Rio Grande do Sul a Emater RS aponta que 85% estavam colhidas até o ultimo dia 20 e o restante já em fase final de maturação ou prontas para serem colhidas. Em Santa Catarina a colheita também avançou, chegando a mais de 90% das áreas.

Com boa produtividade das lavouras colhidas neste ano, a safra vem ficando bem abaixo do que se colheu no ano passado por conta da forte queda na área plantada neste ano. Assim os números finais desta safra não devem ir além das 23 ou 24 milhões de toneladas frente as 30 milhões de toneladas colhidas no ano passado.

Enquanto isso, as exportações brasileiras perderam ritmo, porque agora a Soja ganha espaço nos portos e ganha todos os terminais de embarques. Os últimos dados da Secex apontam que em abril os embarques de Milho somaram 209,6 mil toneladas, frente as 2.024,1 mil toneladas acumuladas no mês de março e das 159,2 mil toneladas de todo o mês de abril do ano passado. Já nos negócios internacionais, vemos as importações ganharem corpo, com grandes volumes de Milho do Paraguai entrando pelas Fronteiras Terrestres e também cereal Argentino chegando via Navio. Recentemente, o governo editou a medida que isenta a taxa de importação de até um milhão de toneladas de Milho de fora do Mercosul, com validade de maio até outubro, tentando auxiliar dessa forma o setor consumidor que esta com dificuldade para se abastecer.

Neste ano, temos riscos que a safrinha não seja suficiente para cobrir a demanda interna, porque grande parte dela está comprometida com contratos de exportações e restará pouco para o mercado interno. A produção foi fortemente castigada pela seca e já mostra grandes perdas no potencial produtivo.

Fonte: Vladmir Brandalizze


Siga a Arysta