Colheita continua com grande atraso no RS

13/05/2016 16:43:59

Os produtores gaúchos continuam colhendo a safra de Arroz. Segundo a Emater RS foram colhidos 84%, mantendo grande atraso se comparado aos anos anteriores e frente ao tempo utilizado normalmente para essa tarefa. A Emater RS também apontava que a safra deverá chegar na casa das 7,8 milhões de toneladas, saídos de uma produtividade media de 7,3 mil kg por hectare.

Com reclamação geral dos produtores que apontam que as perdas são maiores, os produtores da Fronteira Oeste que já fecharam a colheita apontam que os números estão dentro do que conseguiram colher, mas na Depressão Central e Campanha, reclamam que os números médios estão menores porque tem muitas lavouras não foram colhidas devido às inundações.

Mas o fato é que mesmo que a safra alcance o objetivo esperado, fica bem abaixo das 8,6 milhões do ano passado. A queda na safra se deu em todas as regiões do país, como em Santa Catarina que normalmente colhe perto de 1,1 milhão de T e neste ano pelo movimento nos armazéns das indústrias não chegou à casa de um milhão e ainda não esta com os números definidos. Nos demais estados também há perdas na safra que vai para o fechamento com números abaixo das 11 milhões de toneladas para o consumo.

Fonte: Vladmir Brandalizze


Siga a Arysta