Brasil terá que importar mais Trigo em 2016

15/01/2016 14:14:48

A safra brasileira do Trigo deste último ano foi comprometida pelo El Niño, que trouxe chuvas em excesso e perdas na produtividade e qualidade. Com isso, diminuirá a oferta do produto para atender a demanda brasileira em 2016, que por sua vez caminha para as 12 milhões de toneladas ou mais.

Desta forma, o pais terá que importar mais de 7 milhões de toneladas, não chegando ao mercado nacional abaixo de R$ 1100 por tonelada. Tais fatos dão sinais de viabilidade da nova safra brasileira que começa a ser plantada em março em alguns locais do Paraná, e que neste ano de saída de El Niño e entrada da La Niña, poderá trazer menos chuvas e condições melhores para uma boa colheita do Trigo.

Esses são alguns dos fatores positivos para que o produtor venha a ter ganhos com o cereal que, neste próximo inverno, entra em plantio no Sul e que por enquanto os produtores ainda se mostram indefinidos, mas que o mercado já dá sinais que será um bom ano para as cotações devido ao dólar acima dos R$ 4,00 (vai manter os custos de importações altos).

 

Fonte: Vlamir Brandalizze


Siga a Arysta